Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
«Partilhando ODS», Clube de Leitura da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco


​"Inspire-se e crie um grupo de leitura sobre os ODS com estes mais de 50 títulos de ficção!", foi este o repto lançado pela DGLAB quando, em setembro de 2020, disponibilizou um conjunto de ferramentas e recursos para apoiar as bibliotecas no desenvolvimento de atividades no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo materiais gráficos personalizáveis e uma listagem com livros selecionados para reflexão sobre cada um dos 17 Objetivos, destinados quer ao público infantil, quer adulto. 

Respondendo ao desafio, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, que já dinamizava um clube de leitura, adaptou-o a uma nova missão e passou a designar-se Clube de Leitura “Partilhando os ODS”. O seu objetivo, utilizando os livros como aliados, é o de sensibilizar as dez famílias famalicenses que aderiram ao projeto para a necessidade de alcançar as metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estas famílias passaram a denominar-se “Famílias Embaixadoras dos ODS” e, no seu seio, será promovida a reflexão sobre os contributos de cada um para tornar o planeta num lugar melhor e mais sustentável. 


Dado que as listagens disponibilizadas pela DGLAB incluem títulos também para o público adulto, e atendendo ao caráter familiar desta atividade, a dinamização de Clubes de Leitura ODS poderá configurar uma boa oportunidade para o envolvimento mais ativo dos membros adultos das famílias aderentes, neste caso específico da Biblioteca Camilo Castelo Branco, promovendo a reflexão também a partir de leituras para além do livro infantil, permitindo assim o seu enriquecimento e a participação dos adultos a um nível mais profundo. 

Assim, alimentamos a expectativa de que os Clubes de Leitura ODS possam replicar-se nas bibliotecas públicas, promovendo reflexões a vários níveis, quer a partir da leitura de livros infantis, quer de livros para adultos e jovens adultos, seja no contexto familiar, ou como clubes de leitura dirigidos a faixas etárias distintas. As hipóteses são inúmeras e a reflexão sobre o contributo de cada um para o desenvolvimento sustentável, por se tratar do futuro da Humanidade e do Planeta, é obrigatória para todos!

odsvnf2.jpg
SDG-Book-Club_PTmed.jpg

 

Consulte e utilize os recursos disponíveis:

  • As Bibliotecas e a Agenda para o desenvolvimento
 
  • Clubes de Leitura ODS
 
  • Listagem de títulos por ODS
 
  • Materiais gráficos para download
 
  • Artigos no portal DGLAB-Bibliotecas sobre Clubes de Leitura:
 
  • Webinar RNBP  «Clubes de lectura en línea: sigamos alimentando conversaciones», M.ª Antonia Moreno

  • Webinar RNBP  «Bibliotecas Públicas Agenda 2030: Não deixar ninguém para trás», Bruno Duarte Eiras

Não se esqueçam de divulgar as iniciativas e de partilhar experiências e resultados nas redes sociais e nos sítios Web das bibliotecas e dos municípios e nessas publicações utilizar as hastags #ClubedeLeituraODS e/ou #SDGBookClub.
Boas Leituras! 



 
20-11-2020 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 30-06-2025